Hoje eu voltei com um tema muito polêmico. A infantilização da fala e suas consequências no desenvolvimento da criança.
Meu filho tem 1 ano e 10 meses atualmente, e em casa nós mantemos um diálogo em tom normal e igual com o Arthur, não que nós não ''dengamos'' ele algumas vezes, mas esse ato não é frequente e para qualquer tipo de assunto. A coisa parece simples, mas não é meninas. Lidar com a criança como se ela ainda fosse um bebê traz sérias consequências para a fala e a escrita deles, pois nessa idade, eles são verdadeiros ''papagaios'' ( tudo que eles ouvem, eles repetem, tiro pelo meu filho que dá bronca nos ursinhos dele da mesma forma que eu o repreendo, e até o tom da bronca é igualzinho! rs).
Como trabalho numa clínica de terapias, tenho contato frequente com a fonoaudióloga, e ela mesmo afirma que a infantilização é um dos fatores que induzem a fala incorreta, pois a criança usa esse tipo de fala como referência.
Mas afinal, o que é infantilizar a fala?
Imagem retirada do Google Imagens |
Meu conselho para as mamães e papais nessa fase assim como eu, é conversar e incentivar a fala correta e coerente, mesmo que ela saia ainda falha, é a melhor maneira de ensiná-los a falar. Não infantilizando, usando associações fonéticas e principalmente, sempre corrigindo eles quando sentirem dificuldade de pronunciar algo, assim eles irão lidar mais facilmente com o processo de aprendizagem. Dica chave que uso em casa, repito a palavra por várias vezes, pausadamente e silabando as palavras para que ele ouça. entenda e reproduza cada sílaba o mais correto possível, assim ele aprende os intervalos das palavras, e com o tempo, sai falando ela sem maiores dificuldades.
Bom Mamães, por hoje é isso! Espero que tenham gostado!
Beijos!
Adicionar legenda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá! Seu comentário é muito importante e faz com que eu interaja com o seu cantinho! Deixe seu carinho e o link se quiser que eu visite seu blog!